Nesta Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019, o objetivo é emponderar mães e pais além de favorecer a amamentação. (1)
E esta publicação surge no sentido de promover o empoderamento da mulher para amamentar em público, como e quando ela quiser.
Infelizmente, ainda há mulheres que se sentem confrangidas por outras pessoas (mulheres inclusive) por amamentar em público e por isso optam por amamentar por exemplo em casas de banho públicas. Se acham isto bem, imaginem tomar o vosso pequeno-almoço num W.C. é mais ou menos isto que penso quando uma mulher se sente "obrigada" a fazê-lo.
Se quando nós temos fome, comemos em qualquer lado (na praia, no café, no parque...), porque não o bebé? Simplesmente a forma de o nutrir é através da mama.
Há pessoas que não gostam de amamentar em público. Então tudo bem. Se não nos sentimos confortáveis a produção de leite pode diminuir. E há que conhecer o que é melhor para nós. Há pessoas que optam por usar uma fralda, também está tudo bem. Desde que as faça sentir confortáveis. Mas a verdade é que a ligação do olhar do bebé com a mãe durante a amamentação é preciosa para transmitir confiança, amor, diálogo...por isso há que amamentar livremente. Já a própria palavra o diz: AMAmentar. Há acima de tudo um gesto de amor.
Quando olho para uma mãe a amamentar dá-me vontade de olhar tamanha beleza ( não o faço para não se sentir incomodada porque não me conhece de lado nenhum). Mas o meu coração derrete ao ver amor, ao ouvir o bebé a engolir o leite, de perceber como acalma, de compreender como a respiração fica mais tranquila, da troca de olhares apaixonados.... Não fosse eu conselheira de aleitamento materno...
Por isso o meu conselho é: concentre-se no seu amor... Há sempre alguém que a apoie, mesmo que outra metade não. Muito sucesso na vossa amamentação.
(1)-ttps://www.sns.gov.pt/noticias/2019/08/01/semana-mundial-da-amamentacao-3/
fotografia: https://www.facebook.com/brunoconceicao.net/
Comments